OUÇA RADIO ALÔ MARANHÃO

sv10.hdradios.net

domingo, 8 de novembro de 2015

Município de Anajatuba é agraciado com Odontomóvel





Na manhã da ultima  sexta-feira(06), em frente ao Palácio dos Leões, na Praça Pedro II, no centro da capital maranhense, o prefeito de Anajatuba – Sidnei Pereira (PCdoB) recebeu das mãos do governador Flávio Dino(PCdoB) e da coordenadora nacional de Saúde Bucal, Rosângela Camapum, as chaves de um odontomóvel, unidade Odontológica Móvel do programa federal Brasil Sorridente.
Anajatuba foi um das 40 cidades maranhenses beneficiadas em 2015, sendo que na solenidade realizada no ultima sexta(06), apenas 28 receberam as chaves, enquanto os demais, digo, os outros 12 municípios estarão sendo agraciados até o final do mês.
“Assim como nas demais áreas, o setor de saúde foi bastante afetado pelos desmandos administrativos da gestão passada, contudo, com a sensibilidade e apoio do Governo estamos conseguindo avanços significativos em um curto interregno de tempo”, enfatizou o prefeito.
No domingo anterior(31), em menos de 15 dias à frente do município, a população do município ocupou as ruas para receber uma ambulância semi-intensiva colocada pelo prefeito à disposição dos anajatubenses, haja vista que a única existente na cidade estava em péssimo estado. Sem contar ainda, com o abastecimento da farmácia básica. O setor estava sem nenhuma condição de funcionamento pela ausência de medicamentos, inclusive os básicos.
Durante a solenidade, Camapum disse que o Ministério da Saúde continuará com os programas de capacitação das equipes bucais no Maranhão. “Reforçaremos o apoio aos Centros de Especialidades Odontológicas, laboratórios de próteses dentárias e novas unidades móveis para alcançar outras regiões do estado”, disse a coordenadora nacional.
Segundo a representante do Ministério da Saúde, as 28 unidades odontológicas são capazes de realizar até 14 mil procedimentos por mês. Os consultórios possuem cadeira odontológica, compressor, raios-x, autoclave e os materiais necessários para que sejam realizados os principais procedimentos em atenção básica.
“Esse é mais um passo importante na nossa política de saúde, com ênfase na ação preventiva e atenção primária. São consultórios que irão até os bairros e povoados distantes levando dignidade e saúde para todos”, afirmou o governador Flávio Dino.
O secretário estadual de saúde, Marcos Pacheco, destacou a importância da parceria entre o Governo Federal, Estadual e os municípios. O gestor afirmou que a união de esforços aliada às soluções simples e resolutivas, como as unidades móveis, representa um avanço para as políticas públicas de Saúde no estado.
Programa
Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.











Nenhum comentário :

Postar um comentário