OUÇA RADIO ALÔ MARANHÃO

sv10.hdradios.net

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Vereador parabeniza prefeitura e IPHAN pelo compromisso da reforma da Praça Dom Pedro II


O vereador Joãozinho Freitas (PTB) está parabenizando a Prefeitura Municipal de São Luís e o IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) pela assinatura do Termo de Compromisso da reforça da Praça Dom Pedro II, situada no Centro Histórico da capital maranhense.
“Vale destacar que este é uma importante iniciativa por parte dos poderes públicos para revitalizar um dos principais pontos histórico e turístico de São Luís”, afirma o parlamentar petebista. O local concentra-se as sedes dos governos estadual e municipal (Palácio dos Leões e Palácio La Ravardière), além da Igreja da Sé.
O vereador do PTB assinala ainda que “convém ressaltar ainda que ali já foi palco de acontecimentos históricos, como a conhecida greve de 52, resistência dos estudantes ao aumento da meia passagem, no início da década de 90, entre outros, bem como ter sido ponto de encontro de intelectuais e boêmios que ajudaram a construir parte da história de nossa cidade”.

SIGNIFICADO  

Durante a assinatura do Termo de Compromisso, o prefeito Edvaldo Holanda Junior afirmou que “essa obra é importante para o turismo e a história da cidade”. Para ele, “tem um grande significado para a população, por ser um espaço de referência do nosso patrimônio arquitetônico e um dos mais visitados pelos maranhenses e turistas. É o retorno à sociedade que ansiava pela recuperação deste espaço e pela visibilidade mundial que confere à nossa cidade”.
Já a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, acentua que “com essa obra ampla a praça vai recuperar toda sua grandiosidade como elemento artístico desse espaço tão importante para a compreensão da evolução urbana de São Luís, que é Patrimônio Mundial” Acrescenta ela: “e ainda, com todos os demais elementos arquitetônicos significativos como a Igreja da Sé, Museu de Arte Sacra, Praça Benedito Leite e os palácios Já Ravardière e dos Leões, o turista vai encontrar a área fundamental da cidade totalmente recuperada”.

A OBRA

A modificação dos canteiros, no trecho da fonte e em toda a praça, incluindo os palácios dos governos estadual e municipal; colocação de novos bancos de concreto e outros de madeira com encosto; melhoras no calçamento; e ações de acessibilidade com faixa elevada de acesso à Igreja da Sé; novo revestimento da fonte; e restauração da Pedra Portuguesa. A escultura Mãe d’Água, e autoria do escultor maranhense Newton Sá será restaurada. A área vai receber ainda melhorias no sistema de iluminação pública com a troca de lâmpadas e instalação de luminárias artísticas na fonte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário